• Claudina Granzotto

Saiba como curar seus pensamentos ansiosos através da respiração.


Como você é afetado pela respiração ofegante provocada pela ansiedade.

Não é de hoje que médicos e especialista de diferentes áreas da saúde mental afirmam que, muitas doenças são induzidas pelas emoções.

Mas me parece, que muitas pessoas não dão importância e continuam preferindo ter suas emoções sufocadas pelo estresse alto.

90% das doenças são acometidas pelas emoções sim!! A indústria farmacêutica não quer que você saiba disso. Quanto mais pessoas doentes, mais lucro. Por isso existem muitas propagandas de combate a isso a aquilo, de uma forma muito sutil, muito discreta. Nunca te dizem exatamente como fazer para não ter nenhuma doença. É claro que em apenas algumas palavras deste artigo não tem como eu te ensinar o caminho todo. Meu intuito aqui, é clarear o caminho para que você preste mais atenção em como está sua vida emocional.

Sabe aquele momento que você passa a maior raiva, alguém te faz algum mal, e você fica sem ar, a garganta fecha, a respiração fica bem curtinha e você precisa de vento, muito vento para não desmaiar. Creio que você já deve ter passado por uma situação dessas várias vezes na vida, não é? Quando você perde o amor da sua vida, quando perde um emprego que você gostava muito, quando se sente traída, enfim, todas as vezes que você perde algo de muito valor para você, se sente dessa maneira, sem ar literalmente.

A falta de informação e de bons hábitos, fazem esses momentos virarem doenças, porque você não tem o poder e nem autonomia naquele momento de bloquear que a toxina deste estresse caia na corrente sanguínea e vire algo de ruim no teu corpo. Passado alguns dias, você se pega sentindo uma dor forte no estômago, ou seu intestino prende e seu cocô sai bem fininho (síndrome do intestino irritável), seu sono já não é mais o mesmo, sente um leve inchaço no abdome, ou, aquela dor no pescoço pensando que dormiu de mal jeito, ou do nada, aquela dor nas costas sem você ter pego nenhum peso, não rende mais no trabalho e seu chefe já começa a ficar insuportável, seus amigos começam a ficar irritantes e nada mais tem lugar bom para você. Ufa...quanta coisa. Pois é, e isso é só uma das coisas que pode acontecer, caso você não mude alguns hábitos.

Saiba que o problema nunca está no outro e sim em você. Mas como assim? Se o outro que me magoa e eu que sou culpado? Exatamente!

Existe uma lacuna entre o outro jogar uma pedra e a mesma acertar em ti, você pode desviar e não se machucar, ou pode ficar parado e levar pedrada na testa. Metaforicamente falando, mas é exatamente isso que acontece quando você não desvia das pedradas da vida.

Por isso, alguns cuidados básicos são suficientes e certeiros para não ser submetido à doenças emocionais.


Faça isso e nunca mais será afetado:

1- Quando se sentir atacado de qualquer maneira, não importa de que forma, tenha o discernimento de não revidar a não ser que seja caso extremo de vida ou morte, fora disso, não revide, deixa a pessoa falar o que quiser à vontade, olhe bem nos olhos dela e não diga nada, procure um lugar silencioso onde você possa sentar e respirar profundamente (cheirando flor e assoprando vela) respire bem profundo, segura o ar por 3 segundos e solta bem devagar até sentir o pulmão bem vazio, repita essa sequência 15 vezes, só depois dessa respiração magnífica, você toma qualquer decisão.

Quando você faz essa prática de respiração, o seu diafragma vai funcionar melhor, porque ele é o responsável por enviar oxigênio para o cérebro, um cérebro bem oxigenado tem maior clareza da situação, você terá maior poder de decisão, a raiva não vai te pegar e magicamente você não adoecerá por aquele motivo.


2 - Manter a mente limpa, esvaziar qualquer sentimento ruim, pensamentos danosos que você sabe que vai poluir o seu dia. Quando estiver perdido em pensamentos tóxicos, cheios de mágoas, você deve parar, praticar o processo 1 e repetir mentalmente que esse pensamento não te pertence e em seguida já chame pra sua mente seu sonho mais lindo, seus projetos, é isso que importa neste momento e não ficar alimentando toxinas que não são suas. Eu ensino essa prática no meu curso de mentoria, o FAIRY MENTORING (a mentoria das fadas) no caso, pode ser os fados também rs. Mas no meu Instagram, eu deixo conteúdos gratuitos diariamente, ajudando na saúde mental.


Nós somos o que pensamos, o ambiente em que vivemos...e muitas vezes, nossos sonhos são desse ambiente, e você se sente preso, querendo alçar outros voos, mas está limitado.

Saiba que você pode alçar outros voos e voltar pro mesmo ninho, se esse for o seu caso, o importante é ter consciência que, você pode ter a liberdade de conhecer outras montanhas para ter novas visões. Cada um, enxerga o futuro da montanha que vive, mas nada te impede de conhecer uma montanha mais alta.

Tudo isso que escrevi acima, nada terá resultado se você não praticar uma respiração profunda, serena e consciente que, respirar é vida e nós precisamos do oxigênio, seu cérebro precisa desse ar para poder tomar certas decisões conflituosas, que um cérebro cansado não vai conseguir.


Respiração é vida!! E você faz parte dessa abundância. Aproveite o ar, é de graça!!

Claudina Granzotto

Psicanalista


128 visualizações0 comentário

© 2020 por Claudina Granzotto.

Feito no Brasil com amor e carinho.

                          

  • Amazon ícone social
  • Instagram
  • Facebook ícone social
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now